• Secom

10ª Jornada Nacional da IAM: Rumo aos 180 anos


“Testemunhando Jesus Cristo até os confins da terra” é o tema da 10ª Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM). A celebração acontece em todas as Dioceses do Brasil no dia 29 de maio e marca o início das comemorações rumo aos 180 anos da Obra no mundo.


Para auxiliar as crianças e adolescentes na reflexão do tema, todos os anos é produzido um cartaz a fim de traduzir a mensagem a ser vivenciada. Representando a missão nos cinco continentes, as mascotes da IAM fazem sua ciranda como as protagonistas desta ilustração.




Conheça mais sobre a Jornada da IAM


A celebração da Jornada é permanente na agenda da IAM no Brasil. Ela acontece no último domingo do mês de maio, com tema e roteiro definido pelas POM. A jornada pode acontecer em diferentes âmbitos (comunitário, paroquial, diocesano). Durante esta celebração acontece a consagração das crianças, adolescentes e assessores à Obra, assumindo solenemente a decisão de serem missionários e colaborarem com as crianças no mundo inteiro. Como símbolo desse compromisso recebem o lenço e o boton da IAM.


Durante a celebração da Jornada Nacional também é realizada a apresentação do Cofrinho Missionário, lembrando de forma concreta a solidariedade assumida com as crianças e adolescentes do mundo. A cada ano é escolhido um continente para serem enviadas as doações, colaborando com projetos sociais, de educação infantil e catequese nas dioceses que mais necessitam.


Mensagem da secretária nacional da IAM para a 10ª Jornada Nacional da IAM:


Já se aproxima a nossa 10ª Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária, tempo de reafirmar o nosso compromisso com esta Obra, que tem como objetivo despertar o espírito missionário universal nas crianças e adolescentes do mundo inteiro. É através do protagonismo de crianças e adolescentes que o anúncio salvador chega até os confins da terra, a milhares de outras crianças e adolescentes que ainda não conhecem a Jesus.


Em cada jornada, vemos o sonho do nosso fundador Dom Carlos de Forbin-Janson se concretizando, através do testemunho daqueles que fazem de sua história um verdadeiro estilo de vida, assumindo as mesmas atitudes de Cristo, e com alegria, o tornando conhecido e amado através de pequenos gestos de solidariedade com o próximo.


Assim, como em todos os anos, a jornada tem um tema específico que está em sintonia com o tema do mês missionário, e neste ano não podia ser diferente. Baseado na inspiração bíblica dos Atos dos Apóstolos, capítulo 1, versículo 8, “Sereis minhas testemunhas”, foi definido o tema da nossa 10ª Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária: “Testemunhando Jesus Cristo até os confins da terra”.


Para nos auxiliar na reflexão, todos os anos é apresentado no cartaz uma ilustração que traduz a mensagem a ser transmitida e vivenciada. Este ano, a imagem mostra as mascotes no círculo, de mãos dadas, abraçando o globo, simbolizando a comunidade reunida em comunhão. Quando os discípulos estão unidos, o Espírito Santo se manifesta no meio deles e os impele para a saída em missão.


Ao fundo, uma claridade-luz que irradia ao redor do globo, a presença do Cristo Ressuscitado no meio da comunidade que se estende ao mundo inteiro, e os anima “Eis que estou convosco, até o fim dos tempos” (Mt 28,20). As cores dos cinco continentes em movimento, representando o sopro do Espírito Santo, indo em todas as direções “até os confins da terra” (At 1,8). O Espírito Santo “é a alma da Igreja evangelizadora” (EG 261) e nos anima a testemunhar Jesus Cristo, até os confins da terra, porque a missão não tem fronteiras.


Este ano, no dia 19 de maio, celebraremos 179 anos da Obra da Infância e Adolescência Missionária. Será mais uma oportunidade para colocar em prática os ensinamentos deixados por Jesus, bem como, através do carisma da Obra que Dom Carlos e Paulina Jaricot viveram na prática e hoje nós somos convocados a dar continuidade, vivendo o Evangelho, por meio da oração, sacrifício e solidariedade.


Vamos aproveitar essa jornada e vivificar o nosso ardor missionário e amor pela Obra. Lembramos que a celebração deste ano se dará no dia 29 de maio e que o fruto do nosso sacrifício, o Cofrinho Missionário, será enviado para o continente da Oceania. Contamos com todos vocês para fazer dessa jornada um verdadeiro pentecostes e testemunhar Jesus Cristo através dos nossos pequenos gestos de amor ao próximo.


De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos!


Ir. Antonia Vania Alves de Sousa – FSFM

Secretária Nacional da IAM







0 visualização0 comentário