top of page

É tempo de “subir a régua”, de qualificar nossa espiritualidade

Secom

Dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz, traz uma reflexão sobre a importância de uma verdadeira espiritualidade na vida do cristão, confira abaixo:



É tempo de fortalecer nossa espiritualidade, de voltar ao deserto, à fonte da nossa espiritualidade que é o próprio Cristo.
É tempo de purificar nossa fé e deixar de lado tantos penduricalhos como correntes e cadeados, entre tantos outros.
É tempo de dar atenção ao que é essencial, e não cair na onda espiritualista/comercial, onde pessoas “criam/inventam” devoções, que vêm logo acompanhadas de objetos para serem vendidos e comprados.
É tempo de colocarmos fundamentos mais sólidos à nossa espiritualidade, inspirados no Senhor, que passou 40 dias no deserto em oração, jejum e penitência. E, assim, termos serenidade, coragem e força para viver o dia, enfrentar desafios e tentações, fazer o bem e cumprir a missão.
É tempo de qualificar nossa espiritualidade, de aprender com o mestre Jesus, que subiu a montanha e passou a noite inteira em oração (Lucas 6,12).
É tempo de prostrar-se diante de Deus como Salomão (2 Crônicas 6,13), como Elias (1Reis 18,42), como Santo Estevão (Atos 7,40), como Jesus (Lucas 22,41, Mateus 26,29).
É tempo de “subir a régua” de nossa espiritualidade. “Tu, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao Pai. E teu Pai, que vê o que está em segredo, te recompensará.”(Mateus 6,6).
Tenho a convicção de que o católico, o cristão, que não se prostra diante do Senhor, que não reza pelo menos uma hora por dia, não consegue permanecer de pé diante dos muitos desafios e possibilidades destes tempos duros, deste “novo normal” que estamos vivendo.
E lanço um desafio: começa a fazer a experiência de acordar mais cedo; sai da cama ou desçe da rede e te coloca de joelhos, te prostra diante do Senhor, e reza pelo menos uma hora por dia.
Para os padres, religiosos e religiosas a régua é mais alta, o desafio é de duas horas de oração pessoal por dia. E para mim que sou bispo é ainda mais.
Sim, é tempo de “subir a régua”, de purificar e qualificar nossa espiritualidade.
É tempo de voltar ao deserto.

Por Dom Vilsom Basso, scj
Bispo de Imperatriz

Comments


PRESIDENTE

Dom Gilberto Pastana de Oliveira

Arcebispo de São Luís (MA)

SECRETÁRIA EXECUTIVA

Martha Isabel Furtado Bispo

98 9 9116 5638

ENDEREÇO

Rua do Rancho, 57

65.010-010 – São Luís - MA

Tel: (98) 98520-6930

VISITE-NOS
SETOR DE COMUNICAÇÃO

Ariana Frós

Jornalista | Assessora de Comunicação

FALE CONOSCO

Tel: (98) 98596-4453

Artesania Preto.png
bottom of page