Nos dias 27 e 28 de outubro, aconteceu a Assembleia de Pastoral da Diocese de Grajaú, com o tema “Igreja Sinodal: "Por uma formação que faz arder corações dinamizando a missão". A Assembleia iniciou com a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano, dom Rubival Britto, concelebrada pelos vigários foraneos dos Vicariatos.
A Assembleia Diocesana de Pastoral foi conduzida pela Comissão Diocesana, representada pelo padre Claudivan, coordenador de pastoral; Irmã Maria Dalvanira, secretária de pastoral; e Gellis de Guadalupe, leiga orientadora. Esta Assembleia teve por objetivo, a partir das escutas, à luz do Plano Diocesano de Pastoral 2020/2023, retomar as prioridades de Iniciação à Vida Cristã, Missão e Sustentabilidade, Juventudes e Serviço de Animação Vocacional e Povos indígenas, dar continuidade às prioridades do Plano Pastoral 2020/2025.
O primeiro dia da Assembleia foi assessorado pelo padre Rosivaldo Moraes, da Diocese de Viana. Na oportunidade, trabalhou a temática principal da Assembleia, e refletiu sobre um novo jeito de ser Igreja em sinodalidade, caminhando juntos, de mãos dadas, na amizade e no amor Pastoral com o desejo ardente de servir como discípulos missionários. O primeiro dia foi encerrando com um momento de sinodalidade com muita animação.
Já na manhã de sábado (28/10), as atividades foram iniciadas com o ofício de Nossa Senhora, e logo após ocorreu as escutas da caminhada, missão desenvolvida, formações e iniciativas com assessoria dos padres Aminadab, da Iniciação à Vida Cristã, e coordenação diocesana da Pascom; e Rodolfo, Pastoral Vocacional; Ir. Clara Maria, Pastoral do Dízimo e Missão; padre Cristiano e Ir. Lizandra, do Setor Juventude. Pe. Aminadab.
A Campanha da Fraternidade 2024 foi apresentada pelo padre Claudivan, coordenador de pastoral. Seguindo a programação, Ir. Dalvanira apresentou a síntese das ações pastorais dos vicariatos São Lucas, São Mateus, São Marcos e São João.
Dom Rubival, ao concluir a Assembleia Diocesana de Pastoral, agradeceu pelo bom êxito da missão realizada durante estes últimos anos. Estendendo o agradecimento aos padres, assessores, vigários e aos membros das diversas pastorais que colaboram nesta caminhada de fé, orientando na perseverança da caminhada com dinamismo, discernimento, amor e zelo pastoral.
Novo Missal Romano
Durante a Santa Missa de abertura desta Assembleia, dom Rubival Britto realizou a solene entrega da terceira edição típica do Missal Romano aos presbíteros.
O Missal é um dos principais livros litúrgicos e contém as orações e orientações usadas nas celebrações da missa, com ritos e leituras específicas para cada dia do ano litúrgico.
A nova edição do missal foi aprovada pela Santa Sé, após 19 anos de trabalhos, revisões e traduções feita pela Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (CETEL). O novo missal traz uma linguagem mais atual e foi inserida as novas festividades nas celebrações litúrgicas da Igreja no Brasil.
As comunidades e paróquias de todo o Brasil têm até o primeiro domingo do advento, dia 03 de dezembro, para usar o novo livro.
Com informações e fotos de Pascom Diocesana de Grajaú.
Comments